sexta-feira, 4 de setembro de 2009










Titulo: A burrinha inspirada. (transcendência)

Aqui começa toda a história do escravo Bento, 1714.

Em defesa do meio ambiente.

Tudo começou alguns anos atrás. Lembro-me perfeita mente bem: Quando A burrinha quis me dar conselhos, e eu disse: Não me humilhe, ta... Lembro do dia, estava escondido nas brisas e a burrinha teimava mostrando um caminho estreito, porém sem espinhos. O verde estava nos dois lados, naquele dia o verde estava mais verde, subia e descia caminhava seguro... O caminho me levava pra dentro da mata florida... Chegando entre pedras douradas... Cercado de arvores imensas... Lembro-me que as mesmas aplaudiam e os pássaros cantavam, parei em oração. Pois pressentia que algo muito importante se manifestaria... Meus olhos e ouvidos foram ungidos. Exalava perfumes não da terra. A natureza entre pedras em som musical se manifestava entre o canto do pássaro tingua. Ouvia-se a voz do anjo ou de Deus: escravo bento chegada 1714. Era tudo muito deslumbrante e difícil de acreditar... Uma burrinha inspirada, galinha que fala tucano que dança... Cobra que complementa... O brilho do sol se firmava em mistério e o vento sussurrava como orquestra divina ensaiada pelo frescor musical e cultural, os pés fora do chão sobre o canto do Tinguá...Não posso cantar esta historia pra ninguém...Não aceitei, não sou viciado, nunca me droguei...No momento dos acontecimentos nas asas da borboleta eu cai!...Três costelas partidas!...Um mês acamado o caminho sumido a burrinha também...Voltei entre espinhos nas rochas cortadas sentei, estava o dia um pouco nublado e a chuva fina caia, a voz com doçura vibrante voltava: Escravo bento 1714! Era a terceira vez... Eu disse: Fala Senhor porque teu servo ouve... Amém.

18 comentários:

  1. Defesa do meio ambiente
    Eu sou um animal, Cavalo, jacaré, mico dourado, mico estrela, mico leão... Sou pomba, pardal, canário, galo, galinha, cobra, onça... Sou mesmo um leão! Minhoca entre folhas escondida no chão... Sou coqueiro, arvores frondosa e flores do sertão... Sou linda estrela caída do céu, sou pó da terra, cinza... Estrela de Daniel 12.3... Sou rico, sou rei, plebeu, depressão e confusão. Canário, tucano, verde azul e amarelo... Mistérios até então! Sou rato do mato e do bambuzal às vezes escorpião sem compaixão. Sou papai... Mamãe... filhos netos, e toda uma geração... Enfim, eu sou um animal. Sou filho de Deus, servo, livre, arvores, flores, ventos, mar, rios, desde a criação... Ser pensante e não pensante. Enfim somos todos irmãos. Eu te amo e o amor de DEUS não trás confusão... Eu sou um pardal: digo: animal e preciso ser amado. S.O.S. Preservado amem-me, então... Ass: O Pássaro dourado.

    Escravo Bento.
    Conjugação do verbo desejar
    Eu desejo do verbo desejar, do verbo realizar, do verbo sonhar, verbo valorizar, do desejo do desejar, que as minhas poesias em defesa do meio ambiente fosse propagada de maneira do desejar da preservação, ok.

    ResponderExcluir
  2. Ao príncipe regente: Inácio Venetillo: Uma viagem de valorização
    O MERCENÁRIO ASSASSINO!

    Poesias: Uma parceria com Vinicius de Morais.

    Olá, eu pedi anonimato, cautela, falei em tom musical, não falei em tom de bateria, mas em nota musical delirante.
    O dó ficou de buscar-me com o ré menor, para que eu pudesse elucidar o texto e o contexto do poema de Vinicius de Morais,dedilhando na interpretação sensível e dinâmica,avançada, e evoluída no tempo da menina linda morena e cheia de graça,no doce balanço,no olhar tropical a caminho do mar de Ipanema,do corpo de ouro e dourado, para ver aonde chegaríamos com as tristezas que não tem fim, mas a felicidade do mundo sim.
    As danças, boleros e a nona sinfonia de Beethoven do Gabriel Venetillo,de modo prudente e comedido,no doce falar de Vinicius de Morais, em harmonia.evolução,e quesito.Mais lamentavelmente tomei conhecimento que fizeram muito barulho e meteram os pés no piano de cauda e as mãos no trombone de prata.O dó claudicou com o lá fora no tempo chuvoso do quintal.Temos que ter mais afinação, pois a felicidade é como gota de orvalho numa pétula de flor,alegre como o dia oferecendo beijos de amor:
    Daqui para frente: Cautela, prudência, ouvido poético, e muitas emoções. Temos que ser mais bem relacionados com o mundo musical, para sem discriminação louvarmos a Deus de modo inteligente a frente de nosso tempo. Eu sei que vou te amar por toda a minha vida vou te amar, em cada despedida vou te amar!Lembra que eu falei em: Teatro, valorização, poesias, Música, ética e moral. E não no estranhável estranho aos poemas da Vinicius de Morais, Como o navio queimado pelo sol, da mulher menina, linda, esbelta, recortado graciosamente e inspirado no corpo feminino, mas com os meus pesares e sentimentos mais nobres: pelos detalhes preciosos, mas orgulhosamente de nariz verticalmente sem rumo.
    Precisamos ter mais cuidado com o mercenário que desprezou as poesias que guarda o meu coração no teu coração que é puro e simples, onde a luz faz morada e nos leva para os céus.
    Eu alertei com fidalguia o Dó e o Lá estava presente, o Ré disse não ser rato! Mais o mercenário veio matar roubar e destruir!Graças a Deus: Ele não sabe tocar o cavaquinho.
    Mais se formos mais humildes a nossa vida com toda a certeza estará bem segura em Cristo Jesus. E seremos: como o sol, como a flor, como a luz, uma verdadeira canção em êxtase e glórias pelo ar cantando com os olhos bem armados e fixos no mar azul:
    Olha que coisa mais linda e cheia de graça ela é menina e menino que vem e passa... Mas passa num doce balanço vibrante rumo ao futuro neste mar delirante e bem azul, ta. Aonde o mercenário que veio matar roubar e destruir ficara sem duvidas afogado, morto mesmo neste mundo de histórias fantásticas da menina e do menino do corpo dourado de Ipanema:
    Olhe! Continue olhando: É no doce balanço, ta. Ela é linda, é dourada, é mesmo doce no caminho do mar. E assim poderemos viajar seguros e cantando em transcendência rumo ao futuro existente, conscientes de que nada ficamos devendo ao passado, despojando e levando assim conosco cativos: a mãe e a filha do corpo e dos seios dourados do amigo e irmão: Vinicius de Morais.


    As. Escravo Bento.

    ResponderExcluir
  3. Titulo: que os pássaros cantem livremente em defesa do meio ambiente
    O que eu quero é que os pássaros acordem cantando o cada amanhecer... E voam na direção que bem entenderem. Quem ama ficara seguro em qualquer espaço ou dimensão. Existe um dia eterno para os que amam, ali será o êxtase. Você será o que quiser ser de maravilhoso. A música entrara em nossas almas em delírios sob controle total do espírito. As águas transparentes, salutar e cristalina, serão sentidas e bebidas, somente no tocar de um instrumento musical chamado amor. Ouviremos acordes celestiais e entraremos em harmonia com tudo. Se penso é porque eu existo, e se existimos é porque existem coisas além de nosso entendimento: é fácil de descobrir que Deus existe em o seu imenso amor, é só olhar pra você: Estas coisas que vemos e pensamos ser eternas, não são porque não pensam, mas se elas não pensam, na verdade não são eternas e nem mesmo o sol afirmo existe. Quem nos fez pensante nos fez superior. Logo quem existe somos nós, porque pensamos. E precisamos preservar o meio ambiente e a nós mesmo como em gratidão e adoração a Deus: E se existimos, pensamos: preservamos. E logo chegaremos lá no êxtase que Jesus foi preparar: Mais o que eu quero mesmo é que os pássaros cantem em notas musicais divinas e abençoe todos nós com seus cantos! E voem na direção que bem quiserem voar... Para te amar é muito fácil! Quem não gostaria de amar Mery kety?...Mas eu não quero te levar pra cama, nem te beijar, Nem andar de mãos dadas com você, nem sentir o teu corpo perfumado delirante. Mas quero sim, ser amado e que tu sintas também como te amo no sentido mais puro da vida! Desejo pra você tudo que é maravilhoso: e neste mistério de amor, pureza e Muita paz, conscientizados da relevância da preservação ambiental, juntos nós criaremos asas lindas, belas, transparentes, potentes e varando os espaços siderais chegaremos lá, no êxtase, lugar de plenitude eterna, onde Jesus esta. Você entende?Né.

    Escravo Bento

    ResponderExcluir
  4. AS MARAVILHAS, Assombrosas DE DEUS.
    Titulo: tudo redondo nos céus e na terra, e debaixo da terra
    Em defesa do meio ambiente.
    No principio criou DEUS os céus e a terra, e criou tudo maneira redonda, em de diversas formas algébricas, do vazio fez os universos existentes e os não existentes que verdadeiramente existem; de todos os universos fez uma máquina de precisão extraordinária nos mínimos detalhes! Em velocidades tremendas e dentro das velocidades tremenda as varias velocidades de calmaria, beleza. Luz e abundante paz: Dos retângulos, triângulos, cubos e quadrados: fez tudo de maneira redondas, céus e terra, criou. Assim fez uma só nave de todos universos existentes: e de todas as formas, ele as fez redondas: e sem que o homem perceba ou alcance seu imenso poder, faz com que todas as coisas viajem nesta poderosa nave no imenso vazio, também redondo. Tudo redondo em suas diversas formas, esta nave tem trilhões de milhões de rodas de fogo e mistérios gloriosos que louvam o nome do criador, e cada astro criado tem sua própria nota musical: dó, ré mi, fá sol, lá, si, dó. Formando assim uma orquestra de louvor e adoração! Em cada universo suas orquestra e melodia personalizadas e muitas até mesmo desconhecidas pelos homens e anjos, arcanjos e querubins, mas Deus de todas recebe adoração, perfeitos cânticos e louvores, honras e glórias: e assim vamos viajando redondamente todos nós no imenso vazio redondo, indo e vindo ao mesmo lugar, na nave poderosa de Deus, Nave de fogo, unção e poder, criada com imenso amor em partículas atômicas cheias de mistérios maravilhosos... Nos braços do eterno Deus... O amoroso criador!

    Escravo Bento

    ResponderExcluir
  5. Titulo: Bom dia!Disse o cavalo.

    Hoje acordei um pouco Escravo : Olhando da janela da minha sala vi os três cavalos do Dr. José de arimatéia, observando e apreciando as minhas pinturas, depois eu fiquei assustado pois um deles disse:Bom dia escravo bento,1714! E eu respondi sonolento e atordoado, bom dia! E comecei a escrever este poema olhando para eles: pensei... O cavalo parece ser gente, na cara no gesto e no olhar, às vezes compreensivo educado e inteligente; e assim o galo cantou, eu o ouvia claramente o canto em glorias a Deus nas alturas!E pensei... O galo imponente quer ser gente e tenta se comunicar com a gente cantando e ciscando impondo respeito. Apareceram os micos estrelas no pé de jambu parecia tocar violão, parece gente, afirmei: Mais não é gente, mas se olhar bem parece até com a gente, mais nunca foi gente. Aproximando o burro de mansinho, contestei: ele quer dar conselho pra gente e se comporta como a gente no caminhar, olhar e desfilar: percebi em certa direção: a cobra tem olhar experiente, vivido, sofrido, anda rasteiro e tem veneno nas presas como o da língua da gente, querendo ser gente: Na mangueira entre as folhas verdes, azuis e brotos amarelos, estava o papagaio nervoso, indeciso, confuso,chamava a atenção,afirmava sim e ao mesmo tempo não,ora dançava,gesticulava,pulava,batia asas e gritava... Não tinha paz!Pensava ser gente, agindo como agente, fazendo mesmo fofocas da gente. Levei um susto: a coruja muito feia se aproximou, mais olhando através da arte e do amor, observei que no mundo animal até o ridículo é muito belo e ela tem o olhar sério lindo e misterioso da gente, afirmando ser nossa mãe.Mais tem gente, que não parece ser gente e pensa ser gente igual a gente...apareceu o tucano bailando no ar como em gratidão fazia proezas no vento calmoso na luz do sol da manhã.As galinhas juntas começaram a cacarejar,contando histórias apavorantes da noite passada e do amigo gambá ,pensando em alguns momento ser gente, igual a gente .Mais tem gente,que não é gente e pensa ser gente igual a gente.O cachorrinho balançava o rabinho olhando tudo com carrinho ,pulava no chão, e no sofá ,fazendo acrobacia no ar, cheio de alegria, dava pra ver: queria o privilégio de ser gente, igual a gente:Naquela manhã acordei como Escravo de todos os escravos e vi gente em tudo igual a gente.que não são gente,mais carente de carinho e do amor da gente,em termo de preservação.Enfim tudo é gente como agente ou um pouquinho da gente, agindo como a gente escondida no ser,precisando ser amados pela gente ou por aqueles que afirmam ser gente, ou pensam ser gente como a gente.
    Acredite se quiser: historias verídicas.
    Escravo bento

    ResponderExcluir
  6. O escravo Bento é amante da natureza, descobriu que a natureza é nossa verdadeira mãe. Buscando recursos nas genealogias chegou a esta conclusão com justiça.
    FAZ UM TRABALHO SÉRIO, GOSTA DE PESSOAS SÉRIAS CULTURALMENTE:

    Mas seguindo a genealogia como as religiões nos apresentam sempre uma mãe, foi pesquisar sobre a mãe Maria e com tudo o respeito vi claramente na história a impossibilidade da questão: Estudando a bíblia em profundidade cheguei em Semaramis e Ninrode "criadores de madonas e deuses de esculturas"seguindo em frente me deparei com Eva como mãe da humanidade, seria mais que justo biblicamente por ser ela a primeira mulher! Mais se Eva veio da costela de adão, lógico adão é o que seria a mãe e o pai da humanidade, não é verdade? Mais se adão, diz a bíblia sagrada que Deus o criou da terra!!! Então eu descobri que a nossa verdadeira mãezinha é a querida e a amada terra! Que tanto nós agredimos: é a terra que eu Escravo Bento peço as benções todos os dias, ela é santa, milagrosa, nos cura, ela nos veste, nos calça, nos alimenta, e nos da de tudo o que precisamos, é ela que temos que preserva, amar e lutar pela nossa verdadeira mãe!!!A terra nos ama e devemos amá-la também, ela é a verdadeira mãe de Deus e tem nos abençoado em Cristo Jesus o criador de todas as coisas, fica aqui o meu protesto! Minha mãezinha querida chama-se terra!!! E eu humildemente todos os dias adorando somente a Deus, peço as benções da mamãe terra! E me sinto abençoado e maravilhado com tamanhas riquezas de detalhes preciosos e de tão grandes relevâncias da minha mãezinha, natureza ta!

    Bênção eu peço a mamãe natureza!

    ESCRAVO BENTO.

    ResponderExcluir
  7. A vida sempre existiu.
    A vida sempre existiu antes mesmo de a gente existir. A vida é linda, pura e bela em todos os sentidos, dentro de todas as verdades cientificas. Gostamos de ver coisas, nossos olhos não se cansam. E nem se fartam, Tudo é uma mistura de cores e de mistérios. O gosto sempre em menus diferente se manifesta no brilho refrescante de cada amanhecer. Os pensamentos correm mais que a luz e atravessam dissensões proibidas e cantam os pneus nas anatomias das curvas e das emoções. Ficamos extasiados... Às vezes olhares, perplexos. Gostamos demais de ver o que é belo em todos os sentidos, quanto mais se olha mais fascinante se torna, não sei, mais parecem dois irmãos gêmeos... Ou dois seios dourados e cheios de esperanças para os meninos lobos... Milhares de passos... Longes, marcados em areias levados pelos ventos. E os segredos se percebem encravados e firmados nas rochas eternas. Sombras fugitivas, insegura e medrosa, o arquitetônico divino brilha e floresce Como ouro resplandece, não temos o senso de valores e a conscientização... Vejo o abismo, que sem razão nos separa o infinito sem fim, como pegadas nas areias cristalinas, que cantam nas pisadas elegantes e graciosas, levadas pelos ventos e ondas clamando introspectivamente na profundidade de nossas almas o Nome sagrado de Jesus e do Senhor Jeová: Gosto de apontar o que sinto, mas as firmezas de todas as dimensões mesmo desconhecidas estão debaixo dos pés daqueles que amam. Porque somos partícula inteligente atômicas parte de Deus. Criadas por Deus e Para glória de Deus cheretera!: eu saibo eu sei,Eu se o escravo bento, ta.
    Escravo Bento 1714

    ResponderExcluir
  8. Titulo: um pouquinho de cada ser. Eu sou tu, ele, nós, vos, eles. Muito prazer; eu sou você e você sou eu, ou um pouquinho de mim misturado com um pouquinho de você, e aquilo que eu quero pra mim, tenho que desejar também pra você, um desejo maravilhoso vindo das estrelas a cada dia, bem claro e iluminado de mim só para você, e assim visse eu X verso: tu, ele, nós, vós, eles. E também você!feliz ano novo. Escravo Bento 1714"

    ResponderExcluir
  9. Titulo: Amada urgente!

    Felipe disse á Nataniel: Achamos o messias... Vem e vê, Nataniel disse: pode vir alguma coisa boa de Nazaré?Jesus olhando para nataniel disse: tu és um verdadeiro israelita onde não há dolo: de onde me conheces perguntou Nataniel. Respondeu Jesus: antes que Felipe te chamasse debaixo da figueira eu te vi: e isto emocionou Nataniel Porque quando ele era menino sua mãe o escondeu de Herodes debaixo de uma figueira, pois ele era contemporâneo de Cristo. Eu te vi, afirmou Jesus olhando para ele, em outras palavras eu te protegi: Disse Nataniel: senhor meu Deus, tu eis o rei de Israel: respondeu Jesus: coisas maiores tu veras. E os olhos de Nataniel foram ungidos. Ele começou a ver coisas lindas e maravilhosas... É assim quando nós aceitamos a Jesus, os nossos olhos ficam ungidos e começamos a ver espiritualmente, rumo às estrelas, ta.

    ResponderExcluir
  10. Titulo: arcos da lapa. E a madame satã.

    Vejo nos teus arcos: sabedoria, majestade, bondade, justiça e retidão, nas tuas colunas vejo a firmeza grandeza e a mansidão. Vejo Moises Elias e João... Voando: a pomba branquinha da paz. Promessas ricas e abundantes, a lua mais prateada e a cruz vazia e sem maldição... Histórias sagradas, homens imortalizados, a graça abundante, a beleza e a coroa de Reis. Muita luz, e estrelas brilhantes, anjos bem branquinhos transparentes coroados de glórias, A terra prometida em ouro e cristal. E o rio da vida... o mar bem aberto. Crianças mulheres e homens em pedras eternas. A presença forte do amor divino. Vejo danças, musicas cantos e o poder. Passado, presente e o futuro. Vejo artes modernas, primitivas, acadêmicas, impressionismo, expressionismo, sul realismo, vejo o abstrato, figurativismo, cubismo, e o arquitetônico... Enfim tantas coisas lindas e maravilhosas. Detalhes... Milhares e milhões de detalhes coloridos, homens que de boa vontade fizeram histórias verdadeiras. A sabedoria, força, poder em perfeita união. A poesia e a filosofia como um desafio terreno. Pactos: noético e abraâmico... A lei dura, seca, e por cima a graça cristalina e salutar correndo sobre trilhos do Maria fumaça, embaixo firmeza, em cima: Glórias. Serafim e querubins, eu vejo Deus... Eu vejo o amor de Jesus.


    Escravo bento

    ResponderExcluir
  11. Titulo: O apocalipse dos jovens

    Sexo e drogas: Faz-se necessário conscientizar os jovens do perigo da curiosidade do experimento das drogas. É na curiosidade ou na brincadeira e principalmente na alta confiança em si mesmo e na primeira vez do experimento que se torna um dependente químico: tem coisas que não sabemos como explicar. E confiar em nós mesmos seria uma grande tolice, porque não têm volta: quando se trata das drogas. Não se deve entrar na cova do leão, ou brincar com o leão. As drogas é isto: um animal feroz pronto na primeira oportunidade á nos devorar. Faz-se necessário conscientizar os jovens a não brincar com a fera: Fera pequena, fera aparentemente inofensiva, ou fera grande. Não abrir a porta, não entrar na jaula da curiosidade do experimento ou da alta confiança em si mesmo. È necessário fugir da fera escondida na pessoa do viciado, ou do traficante. Que teve a infelicidade de abrir a porta e Entrar na jaula da curiosidade: Basta abrir a porta uma só vez e a fera do apocalipse cai dentro da pessoa “se aloja, faz moradia”. E começa agora a corroê-lo e destruí-lo por dentro, por fora, Angustiá-lo, deprimi-lo, e humilhá-lo caso não seja alimentada com as drogas. Basta apenas um trago e a pessoa fica dependente do fumo. O fumo lamentavelmente é o caminho, mas curto, para se chegar perto da jaula da pequena fera, e de outras feras, e das feras mais ferozes.



    Escravo Bento. 1714.

    ResponderExcluir
  12. Titulo: nunca saibo de nada.

    Eu sou aquele sábio que nunca saibo de coisas nenhuma, e se saibo, sei que não deveria saber, por não saber lidar com certas situações ou pensar que saibo fico sempre confundido por não saber mesmo sabendo de tudo. Digo: nunca eu saibo de nada mesmo: Mais o verdadeiro amor é aquele que nos traz a verdadeira luz, paz, sabedoria e compreensão perfeita da vida. E olhando para tua face e para os teus olhos lindos, meigos, e românticos, mesmo sem conhecê-la, sei que você é uma pessoa, muito, muito especial. E isto com toda a certeza eu saibo.eu se o escravo bento

    Escravo Bento 1714.

    ResponderExcluir
  13. Quando a gente que é gente.


    Quando a gente que é gente se encontra, só no primeiro olhar Sentimos uma emoção: e muitas coisas lindas surgem e acontecem e Muitas outras coisas ficam escondidas ou registradas em silêncio dentro de nós mesmos... Coisas lindas e maravilhosas que só conseguimos trazer a luz através do amor. E muitas outras como sonhos ficam escondidas em nosso coração: Sentimos a energia positiva e vibrante em todo o nosso ser, refletindo em cravos e flores perfumadas do amanhecer. Do futuro em potencia nas transcendências dos sonhos em nossos filhos... Sentimos mesmo muito amor... É como se estivéssemos com uma maquina fotográfica do futuro predestinada por Deus e pelo menino Jesus em nossas mãos... De repente... Flash... Surge assim a luz. E todo fica muito colorido! Ta
    Escravo Bento

    ResponderExcluir
  14. A descoberta do futuro

    Futuro existe, ele fora criado no passado bem distante. Nós somos filhos do futuro. O futuro é um mundo paralelo ao nosso mundo. a morte é o começo do caminho rumo ao futuro para aqueles que amam.:o futuro não é uma coisa desconhecida sabemos que ele sempre existiu acima de todas as ciências humanas no dia em que fora criado. 14/1/2010O

    Escravo Bento

    ResponderExcluir
  15. Titulo: filhos da história.

    Somos filhos do primeiro dia e da verdadeira história de amor formalizada em plenitude. Do segundo dia e da segunda história determinada e definida. Do terceiro dia e da terceira história criada com justiça. Enfim: somos filhos da luz, do amor, de Deus e de Cristo Jesus! Antes mesmo de todas as histórias e do primeiro dia existir.
    Escravo Bento 1714

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Deixaram um comentário no meu blog se identificando como se fosse você e costumo confirmar sempre a identidade. O post é esse: http://memedecarbono.com.br/2009/09/16/cultura-digital-e-capitalismo-cognitivo-514-economia-da-gratuidade/

    ResponderExcluir
  17. Uma viaje no tempo, seria isto possível?
    Umas viajem no tempo, onde o escravo bento encontra um rico mercador, amigo de Leonardo da-Vince e no meio da festa uma jovem linda, esbelta, esguia, corpo modelo, cheia de juventude, simpaticíssima, ”o escravo bento esquece que é um hóspede e viajante do futuro e irresistivelmente abraça e beija a jovem” mais com tanta festa e vindo ela da extrema pobreza, a jovem se descuida nas iguarias: sendo desprezada e humilhada pelo mercado seus esposo, e suas amantes efêmeras:Triste e acabrunhada fica pelos cantos. Leonardo Da-Vince vê nela, na jovem a beleza interior resplandecente, e como amiga da jovem, mostra-lhe o verdadeiro caminho e o valor da vida: ressurgindo assim a vitoriosa, iluminada, e eternizada: MONALIZA!

    ResponderExcluir